domingo, 2 de outubro de 2011

Como você age com o seu filho quando vão ao parque?

Você supervisiona tanto o seu filho a ponto de não deixá-lo se exercitar no parquinho?

A resposta é sim. Pelo menos para parte dos pais envolvidos em uma pesquisa norte-americana

Em um estudo publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine, feito com 2.712 crianças, mostrou que aquelas cujos pais ficavam muito em cima do filho na hora da diversão gastavam metade da energia no parquinho se comparadas com crianças que tinham mais liberdade.

Os autores, inclusive, deram um nome para os adultos que se preocupam demais com a segurança das crianças e não as deixam se exercitar: pais helicópteros. A explicação é que pais assim cercam o filho o tempo todo quando ele está em um parquinho e impedem até mesmo a interação social com outras crianças.

Apesar de concordar com a pesquisa, o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital São Luiz (SP), faz ressalvas. “Como médico e pai, digo que, se eu tiver de escolher, prefiro que meu filho faça menos atividades físicas do que se arrisque a sofrer acidentes.” Mas é preciso bom senso. Ficar demais em cima do seu filho a ponto de ele não conseguir se divertir não é o caminho. “Também não dá para achar que a criança vive em uma bolha e nunca vai cair, mas é nossa função protegê-la dos perigos”, explicou. É importante também observar a idade do seu filho. Quanto menor ele for, mais atenção é necessária.

E lembre-se: o parquinho é uma ótima oportunidade de o seu filho conhecer outras crianças, aprender a dividir, a esperar a vez de ir num brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário