quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Você é responsável pelo o que o seu pequeno come. Educação alimentar? Você sabe o que é isso!!!

Falamos bastante aqui sobre adaptação dos nossos pequenos na hora de ir a escola, também comentamos como podemos economizar na compra do material escolar. Nossos pequenos já estão mais de uma semana em sala de aula e hoje vamos falar um pouco sobre educação alimentar, fundamental para ao desenvolvimento dos nossos pequenos e transforma-los num adulto feliz.

Chocolates, salgadinhos, doces, bolos e refrigerantes. São tantas as guloseimas nas cantinas das escolas que fica difícil para a criança saber dosar a quantidade e a qualidade dos alimentos. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/2009 revelam que 34,8% dos meninos e 32% das meninas entre cinco e nove anos têm excesso de peso e 16,6% e 11,8%, respectivamente, são obesos.
Como contornar o problema? Segundo especialistas, o velho e bom exemplo de casa ainda é a forma mais eficiente de transmitir às crianças o quanto é importante se alimentar de forma saudável. Para os educadores nutricionais, é fundamental oferecer à meninada uma mesa farta e colorida, com opções de hortaliças, legumes e frutas:- É mais fácil ensiná-los ainda pequenos do que tentar corrigir os erros depois.

Lanche nutritivo melhora o desempenho

Para garantir a energia e os nutrientes necessários a um bom desempenho físico e psíquico na escola, basta incluir no lanche uma fonte de carboidrato, outra de proteína e uma fruta ou suco natural na merendeira. Os nutricionistas acrescentam que biscoitos integrais, iogurtes, sanduíches com queijo branco e frutas são ótimas opções. Quanto aos alimentos industrializados, como achocolatados, sucos em caixinha, bolos e bolacha, um alerta:- É melhor evitar esses alimentos, ricos em gordura, açúcar e sódio. E, além disso, estragam o paladar das crianças, que acabam se acostumando a alimentos mais doces. Muitos pais se rendem à praticidade dos lanches prontos, mas vale lembrar que os alimentos preparados em casa são mais saudáveis.
Os alimentos industrializados são pobres em nutrientes. Em excesso, trazem risco de obesidade, colesterol alto e diabetes. Os nutricionistas destacam ainda que a alimentação influencia, inclusive, na capacidade de concentração.

Quando a comida é rica em gordura, as crianças tendem a ficar mais agitadas e acabam tendo dificuldade de aprendizado. Para os nutricionistas, a indústria sabe como cativar os pequenos com embalagens coloridas e personagens de desenho animado. Então, é importante saber se a cantina e a escola têm o cuidado de oferecer lanches mais saudáveis. É fundamental orientar os pais a envolverem os filhos na escolha dos alimentos: - Sempre ofereça opções variadas, tenha a preocupação de perguntar qual é a fruta de que eles mais gostam. Essas atitudes despertam o gosto pela alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário